quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Conceitos e Avanços de Biotecnologia - Universidade da Singularidade

O biólogo molecular Daniel Reda é pesquisador na área de biotecnologia e nesta aula de 2009, na Universidade da Singularidade, fala sobre conceitos e avanços nesta área. Renda é - pelo menos na altura era - um dos responsáveis pela cadeira de Biotecnologia e Bioinformática na US. É uma aula muito interessante e esclarecedora.

Segundo Andrew Hessel a área da Biotecnologia está a evoluir 1000% por ano (10 vezes/ano). Vídeo legendado.

Para quem não tem tempo para assistir à aula deixo dois vídeos curtos de simulações do absolutamente incrível interior/funcionamento das células - verdadeiras micro fábricas em cada uma das 10 triliões (1013) de células que constituem o corpo humano (mais 90 triliões de células dos microrganismos que fazem parte dos nossos corpos).

Destes dois vídeos, um deles faz parte da aula do Dr Daniel Renda, o outro é uma simulação da Universidade Harvard sem narrador.

Duas curiosidades:

. O sequenciamento do ADN humano custou cerca de 3 biliões (109) de dólares há cerca de 10 anos atrás, agora custa menos de 5 mil dólares, em 2012, segundo um artigo, um sequenciamento custará 1000 dólares e estará pronto em 2 horas, nos próximos anos chegará aos 100 dólares.

. Em 2010 apenas um equipamento de sequenciamento fazia o trabalho de 30 mil equipamentos do ano 2000. Parece-me viável pensar em um mini sequenciador barato e acessível a todos já durante esta década. Aqui um projecto muito interessante e Open Source - OpenPCR.


A Vida no Interior da Célula e Powering the Cell: Mitochondria




Fundamentos da Biotecnologia
Legendado | HD | 1h24m



Sales

Info
Célula - Wikipédia
Mitocôndria- Wikipédia

O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
neoApps