quarta-feira, 16 de março de 2011

Exoesqueletos - Avanços e aplicações!

Exoesqueleto, significa esqueleto externo. A maioria dos invertebrados têm um exoesqueleto.

Na robótica, exoesqueleto é o que já muitas vezes vimos em filmes de ficção-cientifica (p.e. Iron Man), um "esqueleto externo" (robô) que aumenta as capacidades humanas através de pernas e/ou braços mecânicos.

Imaginem podermos levantar 100Kg acima do nível dos ombros, várias vezes, sem transpirar, correr com 60Kg de carga durante horas e, o mais importante, paraplégicos ou idosos com dificuldades motoras poderem deixar a cadeira de rodas, movimentando-se não sentados mas andando.

Se pensarmos nos joysticks, volantes, guitarras, etc, para ligar a consolas, que 
aumentam a jogabilidade, uma "coisa destas", ligada à playstation, deve ser porreiro.  

Nos EUA, o desenvolvimento desta tecnologia é financiada pelo exército, por conta das aplicações óbvias no cenário de guerra. Soldados super-humanos no campo de batalha, podendo transportar armamento, munições, mantimentos ou soldados feridos durante quilómetros.

No video seguinte, podemos ver as capacidade do exoesqueleto XOS 2 da Raytheon, a segunda versão do XOS, um projecto para logística militar (transporte de cargas).




Agora, o HULC, um projecto também com fim militar mas projectado para o soldado em combate, apenas com as pernas.




No Japão, o objectivo é diferente, com uma sociedade envelhecida, cerca de 25% da população tem mais de 60 anos de idade, a necessidade de aumentar a autonomia dos idosos e as capacidades físicas de quem os trata, é urgente. Também têm em mente os mais velhos com trabalhos pesados, por exemplo, em armazéns.


O trabalho dos professores e alunos da universidade de Tsukuba deu o seu primeiro fruto comercial, desenvolvido pela Cyberdyne, o Robot Suit HAL. 4200$, é o preço deste exoesqueleto de pernas apenas, que pesa 7Kg. Mas está limitado ao Japão e às 400 unidades anuais, por enquanto.


Utiliza sensores em contacto com o corpo, que captam sinais eléctricos enviados pelo cérebro, para controlar instantaneamente os hidráulicos, assim, a sensação é de que o Robot Suit HAL faz parte do corpo.


O video seguinte, mostra-nos o Robot Suit HAL aplicado a idosos e o HAL completo com braços, que está para breve.




Skeletonics, é um projecto engraçado, produzido por um grupo de estudantes de robótica japoneses em 6 meses. Não tem força hidráulica, conta apenas com a força dos músculos do utilizador. O projecto ainda não está acabado, pretendem fechar completamente o exoesqueleto para proteger o utilizador em cenários perigosos.



Jake Loniak, estudante, inventou uma mota exoesqueleto. Ainda é apenas um conceito mas ele afirma que a tecnologia base já existe, no entanto, requer muito tempo e engenharia para o concretizar. Terá  3 rodas, 36 músculos pneumáticos e atingirá os 120Km/h.


Neste caso, o melhor ficou para o fim. Finalmente, os paraplégicos, com acesso a esta tecnologia, podem voltar a caminhar. Dos mesmos engenheiros do HULC, que falei acima. O inventor da tecnologia disse - "nunca me conformei com o facto de o homem ter ido à Lua e nunca ter inventado nada melhor que uma cadeira de rodas". Já está à venda, por 100.000$ para centros hospitalares nos EUA e Europa, e para particulares no fim de 2011. O video está em português e explica como funciona. 


Como viram, aplicações para esta tecnologia não faltam. Com mais 20 ou 30 anos de evolução nos exoesqueletos, nessa altura, estaremos muito longe de um Iron Man?

Sales

O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!

9 comentários:

  1. Wow!! Dá-lhe miúdo =) Gosto dos teus conteúdos!

    Keep it coming. Abraço

    ResponderEliminar
  2. Adorei o blog... parabéns. Excelente conteúdo.

    ResponderEliminar
  3. ótimo!
    Quero viver o suficiente para ver toda essa tecnologia nas ruas!
    Valeu.

    ResponderEliminar
  4. Já esteve mais longe de se tornar realidade... ;-)

    ResponderEliminar
  5. Parabéns ao blog, que tem um tempero adequado para quem gosta de ciência e tecnologia.

    ResponderEliminar

neoApps