segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ecrãs transparentes e electrónica de papel! Tecnologias portuguesas!

Dois orgulhos da investigação portuguesa, proporcionados por uma equipa da Universidade Nova de Lisboa, liderada pelos investigadores Elvira Fortunado e Rodrigo Martins - ecrãs transparentes e electrónica de papel.


A Samsung demonstrou um protótipo de um ecrã transparente de 46".

É um ecrã de toque e é alimentado por um painel fotovoltaico que converte luz ambiente em energia eléctrica (o rectângulo preto no cato superior esquerdo do ecrã na foto).

Ou seja, não deve necessitar de qualquer tipo de fios.

A Samsung prevê aplicações comerciais para esta tecnologia ainda para este ano. As janelas, os espelhos, etc, vão tornar-se no que só víamos em ficção-cientifica há pouco tempo atrás.


Em 2008, esta equipa portuguesa, criou o primeiro transístor de papel.

Mais recentemente, a bateria de papel, alimentada pelo vapor de água presente no ar ou por fluidos orgânicos dos nossos corpos.

Esta tecnologia dará vida ao papel. Será uma tecnologia quase tão ou mesmo tão barata quanto o papel tradicional.

Veremos rótulos animados de produtos de supermercado e estas baterias poderão estar dentro de pacientes alimentado, por exemplo, pacemakers a partir dos fluidos do próprio corpo, de entre muitas outras aplicações.

Funciona embebendo o papel num material semi-condutor (que existe em cremes corporais) e imprimindo-lhe os componentes. A investigadora fala em usar as impressoras comuns para imprimir os componentes no papel.



Fica uma entrevista com a investigadora Elvira Fortunado, onde fala sobre estas tecnologias e como estamos à frente na Europa nesta área da tecnologia:


Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário

neoApps