segunda-feira, 4 de abril de 2011

Contour Craft - Impressora de edificios em tamanho real

Se podemos imprimir documentos e fotos, objectos 3D e furar blocos de aço com CNC's, porque não imprimir casas? =)

Em 2009, a Singularity University (em breve uma publicação sobre esta Uni) juntou 40 génios, nos quais tivemos uma representação portuguesa - Nuno Martins

Foram criados 4 grupos de 10, cada grupo com o objectivo de desenvolver um projecto para melhorar a vida de Mil Milhões de pessoas (não fazem "a coisa" por menos).

No grupo do Nuno Martins desenvolveram o projecto ACASA para melhorar as condições de habitação da população que vive sem elas, ou pior, sem habitação de todo.

O objectivo é construir casas em menos de 1 ou 2 dias cada, de forma sustentável usando materiais da região, com 30% da energia e preço necessários para construir actualmente. 

A tecnologia que pode tornar a impressão de edificios realidade já existe - Contour Craft, foi criada na University Southern Califórnia. Usa um jacto de betão para criar as estruturas. As primeiras aplicações desta tecnologia poderão ser para imprimir peças que depois serão montadas para construir os edificios.

O projecto pretende desenvolver um robô capaz de construir todo o edifício, desde o chão até ao tecto passado pela instalação eléctrica e canalização como poderão ver nos vídeos abaixo.

Imaginem num cenário de catástrofe, onde milhares de casas são destruídas, poderem construir casas em dias para os desabrigados. Esta tecnologia pode ainda vir a ser utilizada na Lua ou em planetas para construir as primeiras colónias.

Aqui têm a apresentação do ACASA:



Aqui ficam mais alguns vídeos que ajudam a entender como funciona:



Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário

neoApps