quarta-feira, 24 de agosto de 2011

(Actualizado) Cérebro Humano Artificial! HBP - Human Brain Project

[Publicação de 15/05/2011, editada para adicionar uma palestra do Dr Henry Markram - director do Blue Brain Project - na Conferência Internacional de Super-computação 2011. Infelizmente, sem legenda. Nesta palestra ficamos a entender bem melhor a viabilidade deste projecto, já para não falar do novo chip da IBM que ficará para uma próxima publicação.]


O Human Brain Project (Projecto Cérebro Humano) reúne 13 dos mais importantes centros de investigação da Europa e conta com a participação de portugueses.

O HBP tem o objectivo de criar um supercomputador com a capacidade de simular um cérebro humano e de diferentes espécies e idades, em 10 anos, para poder simular doenças do cérebro, diagnosticá-las e tratá-las.

Para isso candidatou-se ao EU’s FET Flagship Program - um programa da Comissão Europeia que incentiva as tecnologias emergentes.

Está nos 6 finalistas e em Abril do próximo ano saberá se vai ser financiando em 1 bilião de euros para os 10 anos de estudo.

Se for bem sucedido, será um passo gigante para a Inteligência Artificial.





Sales


Fonte e mais informação aqui.
Site do HBP.

O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário

neoApps