domingo, 22 de maio de 2011

Impressora de órgãos é uma realidade!

A falta de órgãos doados e a rejeição do órgão transplantado pelo corpo do paciente, a médio prazo, deixarão de ser problemas.

Existem diferentes técnicas em desenvolvimento e algumas em prática, que o cirurgião Anthony Atala explica na palestra no video abaixo.

As mais fascinantes são:

  • A impressão 3D do órgão usando células do próprio paciente desenvolvidas em laboratório a partir de uma pequena amostra do órgão do paciente. No video é demonstrado um rim impresso com uma destas impressoras.
  • A impressão do órgão completo ou de células para corrigir um ferimento directamente no paciente. Um scanner constrói um mapa da superfície do paciente e depois são injectadas as células. No video é apresentado esse projecto.

Fica o vídeo legendado:



Sales

O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!

7 comentários:

  1. Ainda bem!!!
    Ao menos assim não correremos o risco de ser atacados por cobradores "repomans" !
    rsrsrs

    ResponderEliminar
  2. Exacto e também não corremos o risco de ser criado um negócio como o em The Island. Ficção-cientifica de 2005 já está desactualizada! =P

    ResponderEliminar
  3. o Quinto Elemento (scanner)

    ResponderEliminar
  4. é tipo gantz quando eles aparecem naquela sala

    ResponderEliminar

neoApps