sábado, 12 de março de 2011

Professor Dr Michio Kaku

Professor Dr. Michio Kaku
Penso que a melhor forma de abrir o Blog é apresentando o Professor Dr. Michio Kaku.

Michio Kaku, 64 anos de idade (24-01-1947), é um físico teórico, professor, co-criador da teoria de campos de força, autor de Best-sellers, apresentador de programas científicos, convidado frequente de canais de TV, tem um programa de rádio e é um fã de ficção cientifica.

Quando Albert Einstein morreu, Kaku ainda era criança e ficou intrigado com o facto de Einstein não ter conseguido acabar a sua "Teoria de tudo", perguntou-se: "O que poderia ser tão importante que o maior cientista do nosso tempo não tenha conseguido terminar?" Quis, então, dar o seu contributo para terminar a teoria.

Quando cresceu, percebeu que na série Flash Gordon, embora o herói fosse o Flash Gordon, era o cientista Dr. Zarkov quem assegurava o sucesso da série, sem ele não haveriam foguetão, viagens para Mongo ou salvação da Terra. Concluiu que, mesmo não havendo herói, sem ciência não há ficção-cientifica.

Decidiu mergulhar na matemática avançada e aprender física teórica.
Com 17 anos de idade, perguntou à mãe se poderia montar um acelerador de partículas na garagem, respondeu-lhe que sim mas, como é óbvio, não levou a sério a ideia. Tinha como objectivo criar antimatéria, gerando, para isso, um feixe de raios gama poderoso o suficiente. Com a autorização da mãe, comprou então, 200Kg de aço para transformadores e 33Km de fio de cobre.

Construiu o acelerador de partículas, um betatrão, de 2,3 milhões de volts, que consumia 6Kw e gerava um campo mágnetico 20 mil vezes superior ao da Terra. Resultado, queimou todos os fusíveis da casa. Quando a mãe chegou a casa e deparou-se sem electricidade em casa, perguntou-se porque o filho não jogava futebol como os outros miúdos ou arranjava uma japonesa para namorada.

Na minha opinião, já seria um feito notável para um rapaz de 17 anos hoje em dia, mas Kaku fê-lo há meio-século atrás.
Grande parte do que colocarei no Blog terá de alguma forma Michio Kaku como fonte e/ou protagonista. O seu fascínio pelo olhar no futuro tecnológico sendo ponderado e realista, e a forma extremamente acessível como explica os temas, fazem com que me interesse por tudo o que ele tenha para dizer.
Entrevista a Michio Kaku:



Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!

4 comentários:

  1. Vou aproveitar este lugar aqui para perguntar o por que deste site não se dedicar ás coisas importantes que acontecem no mundo e que muito tem a ver com a ciencia.Por exemplo:pq não falam cientificamente das explosões solares que estao acontecendo neste momento...O que tem a dizer sobre isto...e pq por ex. a Suecia tem um plano a nível nacional para evitar que umapossivel ejecção de massa coronaria afecte a sua rede nacional energetica? será que isto tem alguma importancia no mundo da ciencia? Gostaría de ver aqui expostos temas actuais e de interesse para toda a humanidade...Será que é possivel? muito ob. e desculpem o meu desabafo..
    Agustin Cruz.... Povoa do Valado, Aveiro

    ResponderEliminar
  2. Agustin cruz, as explosões solares serão com certeza importantes temas para a ciência, assim como um infinito de outros temas, mas este é apenas um blog, existirão muitos outros para abordar esses e outros temas científicos.

    Como está na curta discrição deste blog: "O objectivo deste Blog é informar sobre futuras tecnologias e demonstrar como, actualmente, o que parece impossível e/ou ficção-cientifica depressa se torna comum e desvalorizado, a um ritmo que está a acelerar."

    Os temas de que o Agustin escreveu poderão ser abordados indirectamente se, eventualmente, tiverem alguma implicação em um avanço tecnológico que publique.

    Lembro ainda que sou apenas um curioso que procura estar informado sobre as tecnologias que sustentam a minha visão pessoal e de muitos outros do incrível potencial da tecnologia que escapa ao senso comum, e não arrisco em contribuir para a desinformação na Internet abordando temas dos quais não tenha bons conhecimentos.

    Obrigado pela sugestão Agustin, sugestões são sempre bem-vindas,
    cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Martin C,
      Se já sabe tanto sobre explosões solares, como eu, é porque alguém (muita gente durante muitos anos) se preocupou em estudar e partilhar.
      Agradeço muito a Sales pelas suas partilhas!
      O Martin poderia construir um site sobre explosões solares, outro sobre energias limpas e mais o que lhe parecer bem. Eu iria adorar!
      Como não o posso fazer, resta admirar e ajudar, se pudesse a si ou alguém a construir qualquer outra fonte de informação que nos interessasse tanto.
      Saudações de um curioso.

      Eliminar
  3. Saudaçoes!!! Cá estou de novo, desta vez gostaría de sugerir un tema que muito me desperta a atenção mas que pouco é conhecido e poucos tem ideia alguma. A questão das Energias Livres, é algo que se vem falando já quase ha um século mas outros interesses impedem a divulgação.Pensar que a Humanidade podería estar usufruindo de Energia limpa, gratis e abundante é algo que fascina e que podería mudar os rumos e destinos da Humanidade.....Será que podería abordar algo interessante uma vez que tenho ouvido falar de certas experiencias que podem ser postas em pratica de uma maneira fácil para poder começar a beneficiar desta energia que está e sempre esteve presente em abundancia sobre este planeta...Conheço alguns projetos mas infelizmente tudo está em ingles...seria bom que houvesse algo em portugues o talvez em espanhol....infelizmente poenso que os grandes interesses económicos obscurecem tal oportunidade... Viram outros tempos e o superior interesse de muitos sobrepor-se-a ao das minorias.....queremos ver issso....Gostaria de saber a sua opinião e se tem algo que possa divulgar sobre isto.....Receba um abraço...
    Agustin Cruz

    ResponderEliminar

neoApps