quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Supercomputação e o Cérebro Humano Na US

Larry Smarr, na Universidade da Singularidade, fala sobre super-computação, como os computadores atingirão as capacidades do cérebro humano até 2029, tele-presença e a infraestrutura que a permitirá. Esta palestra é de 2009.

Um cérebro humano artificial até 2029 pode parecer irrealista a muitas pessoas mas para quem está por dentro do assunto é uma data até bastante conservadora - o Blue Brain Project pretende simular o cérebro humano dentro de 10 anos e o director do projecto pensa que será em 2018. Podem ver a notícia e uma palestra sobre o projecto aqui no blog.

Para quem mesmo assim acha impossível: A IBM anunciou em Agosto deste ano (2011) que criou 2 chips neurosinápticos que imitam o cérebro, com esta nova tecnologia os chips serão capazes de aprender, recordar, aprender com os resultados e encontrar correlações - imitam a capacidade de acção do cérebro, percepção e cognição e, ainda, consumirão menos energia. Isto a meio do ano de 2011... não me parece difícil antever o que isto significa para os próximos anos, a evolução desta área será exponencial, como de resto tem sido... Podem ler mais sobre este chip aqui.

Estas previsões contam apenas com a evolução dos chips de silício (a tecnologia actual), se computadores quânticos, de ADN e outras tecnologias de computação que se têm falado derem frutos nos próximos anos, penso que o cérebro humano será ultrapassado em menos tempo ainda.

Voltando à palestra, está dividida em 5 partes que já estão na lista de reprodução abaixo. A versão legendada não tem HD e tem um pequeno problema no som mas dá para assistir perfeitamente. Quem se entende com o inglês pode ver a versão sem legenda mas em HD e sem problema de som.

Lista de reprodução legendada




Versão HD sem legenda



Sales


O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário

neoApps