terça-feira, 5 de julho de 2011

Novo Vídeo Watson - Computador da IBM vence os campeões humanos no Jeopardy!

Actualizando a publicação de 25-03-2011, apenas para adicionar um novo vídeo legendado. Sugerido por NAGOL.DPA.

Depois da IBM ter criado o primeiro computador capaz de derrotar o campeão mundial de xadrez em 1997, no passado mês de Fevereiro (2011), a IBM pôs à prova o seu projecto com 3 anos de desenvolvimento - Watson (em homenagem ao fundador da IBM Thomas J. Watson)!

É constituído por 90 servidores IBM Power 750, são 2880 processadores POWER7 (3,5 GHz, 8 núcleos) e 16 Terabytes de RAM, capaz de processar 500GB por segundo!

Apesar destes números deve ficar apenas pela posição 94ª na lista dos Supercomputadores mundiais. Não é esta a grande inovação que o Watson nos trás mas sim o software desenvolvido pela IBM.

No programa Jeopardy!, os concorrentes recebem uma resposta sobre um determinado tema e têm de elaborar a pergunta para essa resposta em segundos.

Para cumprir este objectivo, o Watson tem de processar quantidades massivas de informação em segundos. procurando padrões na sua base de dados previamente descarregadas da Web (o Watson estava desligado da Internet durante o concurso), entre outros problemas muito simples para humanos mas altamente complexos de reproduzir em computação.


O Watson conseguiu vencer os dois campeões do Jeopardy! e ganhou 1 milhão de dólares, que foram doados na totalidade a uma instituição de caridade. 50% dos 2º e 3º prémios também foram doados.

É o mais avançado em Inteligência Artificial que temos e as aplicações para esta tecnologia (na medicina, mercado financeiro, etc) estarão para breve. Penso que, no futuro próximo, poderemos substituir a pesquisa com palavras chave por uma pergunta ao motor de busca que ele processará a informação e construirá a resposta.


Adicionado em 05/06/2011, reportagem legendada:




Fica o documentário completo:

Lista de reprodução aqui.

O futuro da tecnologia do Watson:



Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!

2 comentários:

  1. Aqui uma grande reportagem brasileira e legendada, tem uma entrevista com o CARA desse projeto da IBM
    http://www.youtube.com/watch?v=FKSYNpmpskw
    http://www.youtube.com/watch?v=C6s3LB3elDw

    Apareça no docspt e valeu pela tradução, conheci o teu blog por lá

    NAGOL.DPA

    ResponderEliminar
  2. NAGOL.DPA, Obrigado pela dica, vou adicionar a reportagem à publicação!

    Cumps.

    ResponderEliminar

neoApps