sexta-feira, 10 de junho de 2011

Nanotecnologia e Nano-fábrica - Capaz de Criar Qualquer Produto!

A Nanotecnologia é a mais promissora de todas as tecnologias!

Trabalha à escala atómica, nano escala
- 1x(10^-9)m = 0,000 001mm -
permitindo manipular átomo a átomo.

Tem uma infinidade de aplicações, algumas já surgiram outras estão a surgir e promete grandes aplicações ainda nesta década, mas a grande revolução será quando for criada a Nano-fábrica.

A Nano-fábrica irá permitir-nos criar qualquer coisa, desde comida a super-computadores passando pelas peças de vestuário, tudo o que possam imaginar, ou seja, poderemos fazer de forma inteligente o que a Natureza faz de forma aleatória - transformar moléculas em outras.

O sistema funcionará, como demonstra no vídeo, como uma linha de montagem em andares. Damos um ficheiro de configuração do que queremos criar ao computador e materiais base baratos que serão as moléculas que a fábrica irá converter para criar as novas moléculas para montar o produto que queremos.

Então, a Nano-fábrica vai seleccionar as moléculas pelo tamanho e forma, de seguida separa os átomos que quer dessas moléculas e junta-os em blocos que são enviados para o andar seguinte onde esses blocos serão juntos a outros e enviados para o andar seguinte e assim sucessivamente até o produto estar completo.

O processo demonstrado no vídeo está abrandado, a velocidade real será 1 milhão de vezes superior.

Isto significa que cada produto é atomicamente perfeito, o que torna os aparelhos electrónicos altamente eficientes, em nada comparável com o que temos hoje.

Hoje enviamos um e-mail com ficheiros virtuais, no futuro enviaremos objectos físicos (informação para ser recreado no destino), incluindo comida. Não arrisco data para esta tecnologia estar criada mas, pelo que tenho visto cientistas a dizer nos últimos anos, quase de certeza que não faltam muitas décadas.

O vídeo está em Inglês, mas com a descrição que dei acima é fácil entender. O produto final é um computador com precisão atómica - 1 bilião de vezes superior aos melhores processadores de hoje e 100 horas de autonomia de bateria. Os únicos desperdícios são ar e água pura.

O segundo vídeo fala sobre a Nanotecnologia e algumas das aplicações actuais (como um purificador de água poluída para potável) e futuras.





Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!

Sem comentários:

Enviar um comentário

neoApps