Durante pelo menos mais um mês, será difícil ter tempo para novas publicações aqui no blog. No entanto, continuo a partilhar artigos e vídeos sobre o tema na página do blog no Facebook.
Não precisam ter conta no Facebook para ver os artigos/vídeos - podem ver a lista abaixo e clicar nos títulos para vê-los ou então entrar mesmo na pagina no Facebook (mesmo sem conta).
Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
O biólogo molecular Daniel Reda é pesquisador na área de biotecnologia e nesta aula de 2009, na Universidade da Singularidade, fala sobre conceitos e avanços nesta área. Renda é - pelo menos na altura era - um dos responsáveis pela cadeira de Biotecnologia e Bioinformática na US. É uma aula muito interessante e esclarecedora.
Segundo Andrew Hessel a área da Biotecnologia está a evoluir 1000% por ano (10 vezes/ano). Vídeo legendado.
Para quem não tem tempo para assistir à aula deixo dois vídeos curtos de simulações do absolutamente incrível interior/funcionamento das células - verdadeiras micro fábricas em cada uma das 10 triliões (1013) de células que constituem o corpo humano (mais 90 triliões de células dos microrganismos que fazem parte dos nossos corpos).
Destes dois vídeos, um deles faz parte da aula do Dr Daniel Renda, o outro é uma simulação da Universidade Harvard sem narrador.
Duas curiosidades:
. O sequenciamento do ADN humano custou cerca de 3 biliões (109) de dólares há cerca de 10 anos atrás, agora custa menos de 5 mil dólares, em 2012, segundo um artigo, um sequenciamento custará 1000 dólares e estará pronto em 2 horas, nos próximos anos chegará aos 100 dólares.
. Em 2010 apenas um equipamento de sequenciamento fazia o trabalho de 30 mil equipamentos do ano 2000. Parece-me viável pensar em um mini sequenciador barato e acessível a todos já durante esta década. Aqui um projecto muito interessante e Open Source - OpenPCR.
A Vida no Interior da Célula e Powering the Cell: Mitochondria
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
As nossas sociedades actuais (cidades, transportes, culturas, etc) não foram projectadas para serem o que são, foram, como não podia deixar de ser, moldadas pela sua própria evolução, diferenças de opiniões, guerras, interesses, religiões, vontades, filosofias, descobertas cientificas e tecnológicas, etc.
Imaginem se agora tivéssemos um planeta Terra novo, sem humanidade, apenas o planeta com os recursos. Se pudéssemos então criar toda a sociedade/infraestrutura para 7 mil milhões de habitantes (população mundial actual), como o faríamos?
Desta vez não iríamos simplesmente deixar que os habitantes se organizassem e ver no que daria mas sim usar o conhecimento que adquirimos com a nossa evolução - a ciência/tecnologias actuais.
Um técnico que tem de construir uma fábrica de raiz, deve projectá-la o mais eficiente possível com base nas últimas tecnologias que automatizem ao máximo a produção com o mínimo de gasto energético e de recursos (neste caso, ignorem o orçamento), para rentabilizar ao máximo a produção e, de preferência assegurar a melhor qualidade/durabilidade dos produtos. Então, para o nosso novo planeta usaríamos o conhecimento tecnológico e cientifico para construir toda a infraestrutura o mais eficiente e de qualidade possíveis.
É este exercício que o vídeo abaixo faz. Uma sociedade baseada nos recursos, usando a ciência/tecnologia, sem politica, religiões ou dinheiro - já que na prática não são os discursos, missas e papéis pintados com símbolos $€£ que erguem edifícios, fazem transportes, tratam doenças, semeiam a terra, etc...
Quem procura estar informado sobre tecnologias (não me refiro aos subprodutos da tecnologia - smartphones, pc's, câmaras fotográficas, LCD's, etc), perceberá que toda a tecnologia de que o vídeo fala está criada - não seria necessário inventar nada, apenas aplicar o conhecimento actual nas aplicações necessárias, mas a evolução tecnológica não pára, por isso podem imaginar o que mais poderia ser possível a partir desse ponto...
As imagens acima são do Projecto Vénus de Jacques Fresco.
O vídeo inteiro é sobre este tema mas a parte que interessa para esta publicação - a parte tecnológica - está entre o minuto 90 (1h30m) e 128 (2h08m). O vídeo inicia automaticamente no minuto 90 mas só termina no final do vídeo.
O filme Zeitgeist: Moving Forwardé o 3º filme de Peter Joseph, que inspirou a criação de um movimento com o nome Movimento Zeitgeist em 2009 que conta já com cerca de 500 mil apoiantes em todo o mundo e a crescer. Com esta publicação não pretendo discutir a viabilidade do movimento mas apenas a tecnologia necessária a tal sociedade e que nesse quesito não se trata de uma utopia.
Se ficaram interessados e/ou pretendem discutir a viabilidade deste conceito de sociedade, o site internacional do movimento, onde encontram links para representações em 50 países e para representações regionais em cada país, cliquem aqui.
Não resisto a deixar mais este curto vídeo legendado com Michio Kaku - um senhor recorrente neste blog - e Carl Sagan - astrofísico que trabalhou para educar a população em ciência, mais uma daquelas perdas irreparáveis para a humanidade. Falam sobre a importância de olharmos com atenção para a evolução da sociedade e do planeta, com a credibilidade de quem sabe das leis da física.
"Nós somos um Planeta" - Carl Sagan
5min | Legendado (botão CC)
Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
Larry Smarr, na Universidade da Singularidade, fala sobre super-computação, como os computadores atingirão as capacidades do cérebro humano até 2029, tele-presença e a infraestrutura que a permitirá. Esta palestra é de 2009.
Um cérebro humano artificial até 2029 pode parecer irrealista a muitas pessoas mas para quem está por dentro do assunto é uma data até bastante conservadora - o Blue Brain Project pretende simular o cérebro humano dentro de 10 anos e o director do projecto pensa que será em 2018. Podem ver a notícia e uma palestra sobre o projecto aqui no blog.
Para quem mesmo assim acha impossível: A IBM anunciou em Agosto deste ano (2011) que criou 2 chips neurosinápticos que imitam o cérebro, com esta nova tecnologia os chips serão capazes de aprender, recordar, aprender com os resultados e encontrar correlações - imitam a capacidade de acção do cérebro, percepção e cognição e, ainda, consumirão menos energia. Isto a meio do ano de 2011... não me parece difícil antever o que isto significa para os próximos anos, a evolução desta área será exponencial, como de resto tem sido... Podem ler mais sobre este chip aqui.
Estas previsões contam apenas com a evolução dos chips de silício (a tecnologia actual), se computadores quânticos, de ADN e outras tecnologias de computação que se têm falado derem frutos nos próximos anos, penso que o cérebro humano será ultrapassado em menos tempo ainda.
Voltando à palestra, está dividida em 5 partes que já estão na lista de reprodução abaixo. A versão legendada não tem HD e tem um pequeno problema no som mas dá para assistir perfeitamente. Quem se entende com o inglês pode ver a versão sem legenda mas em HD e sem problema de som.
Lista de reprodução legendada
Versão HD sem legenda
Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
A palavra Cyborg(Ciborgue) provém da junção de cybernetic e organism (cibernético e organismo), ou seja, Ciborgue é um organismo com mecânica incorporada.
Cyborg + Eye (olho) = EyeBorg
Rob Spence perdeu o olho direito aos 6 anos de idade. Decidiu procurar quem lhe desenvolvesse uma câmara de vídeo para o lugar do olho (não ligado ao cérebro). Agora tudo o que "vê" é transmitido sem fios para outro aparelho - EyeBorg.
Ele realizou este pequeno documentário que pretende demonstrar em que nível estão as próteses actualmente e se estaremos longe das que são apresentadas no, muito esperado, Deus Ex: Human Revolution - um videojogo que tem como tema o Transhumanismo, mas claro com uma grande dose de violência, armas, conspirações, etc - todos os ingredientes para o tornar num jogo apelativo e, pelo que li, candidato a melhor jogo do ano.
As imagens ao lado não são próteses reais ainda, foram desenhadas para publicitar o jogo - cliquem nelas para verem com maior resolução.
A legenda do documentário foi feita por membros do grupo Transhumanismo Brasil no Facebook.
Deus Ex: The Eyeborg Documentary
12min / Full HD / Legendas pt-br (botão CC da barra de vídeo)
Trailer do Deus Ex: Human Revolution (sem legenda)
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
Eric Whitacre - maestro, compositor e professor americano - teve a brilhante ideia de juntar vozes de todo o mundo num único coro virtual.
Eric Whitacre gravou um vídeo com a regência do coro e colocou no youtube. Quem quis participar, gravou um vídeo a cantar segundo a regência e também colocou o vídeo no youtube. Trataram todos esses vídeos e juntaram-nos com a regência num único vídeo criando assim um coro virtual de pessoas que nunca se viram, simplesmente, fantástico!
Já vai no segundo projecto que contou com 2051 participações - em termos informáticos deve ter sido uma tarefa colossal tratar toda esta quantidade de som e imagem para produzir um único vídeo.
Nestes 3 vídeos podem ver o Coro Virtual 2.0 - Sleep completo, o primeiro Coro Virtual - Lux Aurumque também completo e a palestra de 15min no TED (legendado)em que Eric Whitacre apresenta e conta a história do projecto - recomendo.
Mais uma maravilha proporcionada pela tecnologia ao serviço da criatividade humana - acabando com barreiras culturais, geográficas, etc...
Coro Virtual 2.0 - Sleep
Coro Virtual - Lux Aurumque
TED
Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
O Blog agora tem uma página no Facebook onde partilho todas as publicações do blog mas também uma série de outras notícias e vídeos que não chego a publicar aqui no blog.
Também podem publicar vídeos e notícias ou o que quiserem no mural da página, desde que tenha a ver com o tema tecnologia/ciência, que eu agradeço! =)
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
A empresa alemã FESTO desenvolveu o primeiro robô que voa como um pássaro - o SmartBird.
Inspirado numa gaivota, voa, pousa, e levanta voo autonomamente.
Deixo uma lista de reprodução de vídeos (sem legendas) do SmartBird e a apresentação e demonstração no TED (legendado) que aconselho a quem quiser saber mais pormenores (são apenas 6 minutos).
Mais uma maravilha da engenharia.
Lista reprodução
TED
Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
Dr Ralph Merkle, é um pesquisador no campo da nanotecnologia molecular e criogenia, e responsável pela cadeira de nanotecnologia na Universidade da Singularidade.
Convido-vos a assistirem a esta super interessante e bem disposta aula do Dr Ralph Merkle na US (legendada), onde explica, de forma muito acessível, o que é a nanotecnologia, as suas aplicações e o que elas poderão significar no futuro próximo.
Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
[Publicação de 04/06/2011, editada para adicionar o mesmo vídeo, mas agora legendado, por Juliano Torres do grupo Transhumanismo Brasil do Facebook.]
Uma publicação para dizer que o Blog está de cara lavada - nova imagem.
Espero que gostem!
Deixo um video inspirador, foi criado para publicitar um vídeo-jogo que decorre no ano 2027, é falso, as tecnologias que lá aparecem não existem mas quão longe estarão?!
Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
[Publicação de 15/05/2011, editada para adicionar uma palestra do Dr Henry Markram - director do Blue Brain Project - na Conferência Internacional de Super-computação 2011. Infelizmente, sem legenda. Nesta palestra ficamos a entender bem melhor a viabilidade deste projecto, já para não falar do novo chip da IBM que ficará para uma próxima publicação.]
O Human Brain Project (Projecto Cérebro Humano) reúne 13 dos mais importantes centros de investigação da Europa e conta com a participação de portugueses.
O HBP tem o objectivo de criar um supercomputador com a capacidade de simular um cérebro humano e de diferentes espécies e idades, em 10 anos, para poder simular doenças do cérebro, diagnosticá-las e tratá-las.
Para isso candidatou-se ao EU’s FET Flagship Program - um programa da Comissão Europeia que incentiva as tecnologias emergentes.
Está nos 6 finalistas e em Abril do próximo ano saberá se vai ser financiando em 1 bilião de euros para os 10 anos de estudo.
Se for bem sucedido, será um passo gigante para a Inteligência Artificial.
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
O neuro-cientista Miguel Nicolelis acredita que um quadriplégico, usando um exoesqueleto controlado directamente a partir da sua própria mente, dará o pontapé de saída do campeonato mundial de futebol de 2014 no Brasil.
Nicolelis pesquisa tecnologias com o objectivo de devolver a esperança a tetraplégicos e a doentes com Parkinson - é tido como um possível prémio Nobel devido ao seu trabalho nestes campos.
Neste primeiro vídeo, Nicolelis fala apenas sobre este tema e no segundo vídeo temos uma entrevista mais abrangente no programa Jô Soares.
Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
Nesta série de três documentários de 2007, Michio Kaku fala-nos dos avanços científicos e do que eles significam para o futuro da tecnologia e da sociedade.
Inteligência artificial, quântica, biotecnologia, nanotecnologia e Transhumanismo são alguns dos temas abordados pelo físico Michio Kaku nesta excelente série.
Os transhumanistas Ray Kurzweil e Nick Bostrom, e os pesquisadores no campo da inteligência artificial Marvin Minsky e Rodney Brooks, são algumas das figuras presentes nesta série.
O terceiro documentário - A Revolução da Biotecnologia - tem especial interesse para transhumanistas, já que é nele que o Transhumanismo é directamente abordado.
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
O ex-astronauta fala sobre o futuro da robótica com inteligência artificial.
Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
Nós sabemos de que direcção vem um som e estimamos a distância a que a fonte desse som está, porque o som chega com intensidades e tempos ligeiramente diferentes a cada orelha e o cérebro processa essa informação atribuindo direcção e distância ao som.
Esta tecnologia consiste em gravar o som com dois microfones, simulando assim a distância entre as orelhas, que depois é reproduzido por auscultadores.
O som gravado pelo micro esquerdo é reproduzido no auscultador esquerdo e o do micro direito no auscultador direito, e assim o cérebro atribui direcção e distância ao som como se fosse real.
Nestes vídeos (são 3) podem experimentar o som 3D com quaisquer auscultadores, mas quanto melhor for a qualidade de som dos mesmos, melhor será a experiência. Os vídeos estão em inglês e o que é dito é muito interessante para a experiência mas o efeito 3D é igual em qualquer língua...
É importante que fechem os olhos para ser mais realista e também que o som esteja um pouco alto.
Agradecimentos ao César Silva.
Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
Actualizando a publicação de 25-03-2011, apenas para adicionar um novo vídeo legendado. Sugerido por NAGOL.DPA.
Depois da IBM ter criado o primeiro computador capaz de derrotar o campeão mundial de xadrez em 1997, no passado mês de Fevereiro (2011), a IBM pôs à prova o seu projecto com 3 anos de desenvolvimento - Watson (em homenagem ao fundador da IBM Thomas J. Watson)!
É constituído por 90 servidores IBM Power 750, são 2880 processadores POWER7 (3,5 GHz, 8 núcleos) e 16 Terabytes de RAM, capaz de processar 500GB por segundo!
Apesar destes números deve ficar apenas pela posição 94ª na lista dos Supercomputadores mundiais. Não é esta a grande inovação que o Watson nos trás mas sim o software desenvolvido pela IBM.
No programa Jeopardy!, os concorrentes recebem uma resposta sobre um determinado tema e têm de elaborar a pergunta para essa resposta em segundos.
Para cumprir este objectivo, o Watson tem de processar quantidades massivas de informação em segundos. procurando padrões na sua base de dados previamente descarregadas da Web (o Watson estava desligado da Internet durante o concurso), entre outros problemas muito simples para humanos mas altamente complexos de reproduzir em computação.
O Watson conseguiu vencer os dois campeões do Jeopardy! e ganhou 1 milhão de dólares, que foram doados na totalidade a uma instituição de caridade. 50% dos 2º e 3º prémios também foram doados.
É o mais avançado em Inteligência Artificial que temos e as aplicações para esta tecnologia (na medicina, mercado financeiro, etc) estarão para breve. Penso que, no futuro próximo, poderemos substituir a pesquisa com palavras chave por uma pergunta ao motor de busca que ele processará a informação e construirá a resposta.
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
Esta imagem mostra-nos o que é possível actualmente com a computação gráfica - não é uma pessoa real mas sim um ficheiro de 150GB.
E isto é apenas uma imagem - vejam o vídeo.
Foi criada para uma publicidade no Japão e apresentada como fazendo parte de um grupo musical - AKB48 - já conhecido. Enganou até os próprios fãs, que só desconfiaram devido à falta de informação sobre este suposto elemento do grupo.
Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
Este vídeo de três partes é uma entrevista a Ray Kurzweil.
Kurzweil explica, baseado no crescimento exponencial, quando e como será o futuro tecnológico, como, na opinião dele, viveremos mais tempo até à imortalidade e questões filosóficas como: "nós somos constituídos por partículas que eram completamente diferentes há 6 meses atrás (...) nós somos um padrão (informação)".
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
Legendas: cliquem no botão CC na barra do vídeo, cliquem novamente e seleccionem Português. Podem usar as teclas + e - para aumentar ou diminuir a legenda.
Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
Mais um robô da Boston Dynamics - o PETMAN (Protection Ensemble Test Mannequin).
Será um robô com forma e movimento humanos.
Segundo a empresa, está a ser desenvolvido para testar roupas de protecção contra químicos, para o exército dos EUA.
Penso que esta tecnologia poderá ser aplicada a muito mais do que apenas ao que a empresa refere.
É incrivel como este robô de, por enquanto, apenas pernas concegue andar a velocidades de 7Km/h como os humanos, e como demosntra no vídeo, depois de ser empurrado de lado enquanto anda, recupera-se.
Ele não está apoiado, os cabos que vêm no vídeo são o gancho de segurança e possivelmente cabos de alimentação.
Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
No seguinte vídeo, logo no início tem crianças em lados opostos a interagir com uma "janela". Está a representar uma videoconferência de alta-resolução - tão grande que parece que as pessoas estão mesmo do outro lado do vidro. Estas crianças poderiam estar em continentes diferentes a interagir entre si e com tradução de língua instantânea.
Indústria - fabricação:
Saúde:
Ida ao banco:
Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
A Microsoft anunciou que a sua (em parceria com a Samsung) mesa-computador vai estar à venda em Setembro deste ano por 8 mil dólares.
É uma mesa de ecrã multi-toque que interage com outros dispositivos, tais como: câmaras fotográficas ou telemóveis, detecta-os na superfície e mostra a informação deles (fotos, vídeos, etc) e permite transferir essa informação entre os dispositivos directamente através de Wireless; objectos que tenham uma espécie de código de barras na base, mostrando informação sobre esse objecto.
Tudo, incrivelmente, interactivo.
É um ecrã de 40 polegadas e tem um processador de 2.9GHz AMD Athlon X2 Dual-Core com Windows 7 Professional.
O vídeo está em inglês sem legendas.
Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
Já imaginaram ter a memória de um computador nos vossos cérebros: ampla; precisa; memorizar fotos e vídeos em alta definição; com a possibilidade de saber uma nova língua ou uma nova habilidade/capacidade instantaneamente? E curar doenças degenerativas do cérebro como Alzheimer?
Pois, mas isso é ficção-cientifica...
Ou então não:
Na Universidade South California, um grupo de cientistas liderado pelo Dr. Theodore Berger construiu um chip com eléctrodos que aumenta e melhora a memória em ratos.
Descrição pelo Dr. Berger:
“Ligas o interruptor, e os ratos lembram-se. Desligas, e os ratos esquecem. (…) Estes estudos de modelagem experimental integrada mostram, pela primeira vez, que com informação suficiente sobre a codificação neural das memórias, uma prótese neural capaz de identificar e manipular, em tempo real, o processo de codificação pode restaurar e até melhorar os processos mnemónicos cognitivos."
Já estão a trabalhar para fazer o mesmo em macacos.
Mais um avanço tecnológico incrível graças à senhora do costume - a Ciência:
O vídeo é um excerto que retirei do "mega documentário" de 12 horas - TROM. Reuniram várias declarações de cientistas, editaram o som para parecer que estão a cantar e assim criaram esta música.
Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
A Nanotecnologia é a mais promissora de todas as tecnologias!
Trabalha à escala atómica, nano escala
- 1x(10^-9)m = 0,000 001mm -
permitindo manipular átomo a átomo.
Tem uma infinidade de aplicações, algumas já surgiram outras estão a surgir e promete grandes aplicações ainda nesta década, mas a grande revolução será quando for criada a Nano-fábrica.
A Nano-fábrica irá permitir-nos criar qualquer coisa, desde comida a super-computadores passando pelas peças de vestuário, tudo o que possam imaginar, ou seja, poderemos fazer de forma inteligente o que a Natureza faz de forma aleatória - transformar moléculas em outras.
O sistema funcionará, como demonstra no vídeo, como uma linha de montagem em andares. Damos um ficheiro de configuração do que queremos criar ao computador e materiais base baratos que serão as moléculas que a fábrica irá converter para criar as novas moléculas para montar o produto que queremos.
Então, a Nano-fábrica vai seleccionar as moléculas pelo tamanho e forma, de seguida separa os átomos que quer dessas moléculas e junta-os em blocos que são enviados para o andar seguinte onde esses blocos serão juntos a outros e enviados para o andar seguinte e assim sucessivamente até o produto estar completo.
O processo demonstrado no vídeo está abrandado, a velocidade real será 1 milhão de vezes superior.
Isto significa que cada produto é atomicamente perfeito, o que torna os aparelhos electrónicos altamente eficientes, em nada comparável com o que temos hoje.
Hoje enviamos um e-mail com ficheiros virtuais, no futuro enviaremos objectos físicos (informação para ser recreado no destino), incluindo comida. Não arrisco data para esta tecnologia estar criada mas, pelo que tenho visto cientistas a dizer nos últimos anos, quase de certeza que não faltam muitas décadas.
O vídeo está em Inglês, mas com a descrição que dei acima é fácil entender. O produto final é um computador com precisão atómica - 1 bilião de vezes superior aos melhores processadores de hoje e 100 horas de autonomia de bateria. Os únicos desperdícios são ar e água pura.
O segundo vídeo fala sobre a Nanotecnologia e algumas das aplicações actuais (como um purificador de água poluída para potável) e futuras.
Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
Uma palestra (legendada) do Dr. Ray Kurzweil para a Universidade da Singularidade onde fala sobre a evolução tecnológica exponencial.
É uma palestra muito interessante, aparentemente as previsões de Kurzweil são demasiado optimistas em termos de tempo (ou não) mas ele afirma que as suas previsões são bem conservadoras tendo em conta a evolução a que assistimos e a opinião de peritos: "Estive num painel de peritos com o chefe do projectoBlue Brain, em que eu era o conservador, já que ele afirmava que terminaremos a engenharia reversa do cérebro em 2018, e eu aponto para 2029." - diz Kurzweil nesta palestra.
Se não conhecem Ray Kurzweil, vejam primeiro o vídeo (2 min.) que está no final da publicação, para perceberem que Kurzweil tem um currículo que fala por ele, e esse fato é o que mais incomoda os seus críticos.
Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
Apenas uma breve introdução, já que o vídeo explica bem.
A Universidade da Singularidade foi fundada por Ray Kurzweil e Peter Diamandis e patrocinada por gigantes - os principais são a Google e a NASA.
Tem o objectivo de reunir as melhores mentes do mundo (alunos e professores) para formá-las nas mais diversas áreas (nanotecnologia, genética, etc...) com base no modelo exponencial da evolução tecnológica, preparando-os para serem os futuros líderes mundiais como empreendedores e pensadores.
No primeiro verão da US, tivemos uma representação portuguesa - Nuno Martins. Juntamente com o seu grupo realizaram um projecto ACASA que apresentei aqui no blog.
O vídeo não fala apenas da US mas também de tecnologias futuras.
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
BigDog e LittleDog são dois robôs quadrúpedes da empresa Boston Dynamics, capazes andar em terreno acidentado, subir colinas, saltar (4 patas no ar), de aprender com os erros - aprendem qual o melhor caminho a seguir, qual a melhor zona para colocar a pata, graças ao software.
São controlados pelos computadores que transportam, eles processam a informação que os sensores nos robôs enviam.
O BigDog foi projectado para transportar carga, tem um motor de kart de 15cv, mede 91cm de comprimento e 76cm de altura, pesa 110Kg, anda a 8Km/h, transporta até 150Kg de carga e sobe inclinações até 35º. Não cai, mesmo quando pontapeado e a andar sobre gelo (como demonstra no vídeo).
O LittleDog é usado por cientistas para fazerem investigação sobre aprendizagem de locomoção.
O vídeo do LittleDog está em inglês sem legenda mas as imagens são suficientes para entender.
Vídeo do BigDog:
Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
O Professor Dr. Michio Kaku, físico-teórico e futurista, com um currículo que fala por ele, neste vídeo, fala sobre o futuro mundo transhumano - o próximo passo na evolução humana, usando a nossa tecnologia (GNR - Genética, Nanotecnologia e Robótica).
Compara os futuros humanos com os deuses da mitologia.
Legendas: cliquem no botão CC na barra do vídeo, cliquem novamente e seleccionem Português (Portugal). Podem usar as teclas + e - para aumentar ou diminuir a legenda.
Mais info sobre Michio Kaku aqui no blog: cliquem aqui.
Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
Em 2006, Rob Summers foi atropelado e ficou paraplégico.
Neuro-cientistas da universidade de Louisville nos EUA usaram implantes eléctricos para que a espinal medula comunicasse com os músculos das pernas de Rob.
Logo na primeira semana, foi capaz de gerar força suficiente para se manter de pé. É mais uma maravilha da tecnologia.
Na publicação do documentário Ano 2057 aqui no blog, no final do primeiro video e inicio do segundo tem a previsão desta tecnologia mas bem mais avançada, claro.
É óbvio que ainda faltam muitos anos até que esta tecnologia esteja desenvolvida o suficiente para poder ser aplicada mas não deixa de ser impressionante que já em 2011 tenhamos visto este avanço nesta tecnologia que aparece como uma tecnologia que teríamos só lá para meio do século no documentário Ano 2057.
Este vídeo tem mais informação que o anterior mas está em Inglês:
Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!
Dois orgulhos da investigação portuguesa, proporcionados por uma equipa da Universidade Nova de Lisboa, liderada pelos investigadores Elvira Fortunado e Rodrigo Martins - ecrãs transparentes e electrónica de papel.
A Samsung demonstrou um protótipo de um ecrã transparente de 46".
É um ecrã de toque e é alimentado por um painel fotovoltaico que converte luz ambiente em energia eléctrica (o rectângulo preto no cato superior esquerdo do ecrã na foto).
Ou seja, não deve necessitar de qualquer tipo de fios.
A Samsung prevê aplicações comerciais para esta tecnologia ainda para este ano. As janelas, os espelhos, etc, vão tornar-se no que só víamos em ficção-cientifica há pouco tempo atrás.
Em 2008, esta equipa portuguesa, criou o primeiro transístor de papel.
Mais recentemente, a bateria de papel, alimentada pelo vapor de água presente no ar ou por fluidos orgânicos dos nossos corpos.
Esta tecnologia dará vida ao papel. Será uma tecnologia quase tão ou mesmo tão barata quanto o papel tradicional.
Veremos rótulos animados de produtos de supermercado e estas baterias poderão estar dentro de pacientes alimentado, por exemplo, pacemakers a partir dos fluidos do próprio corpo, de entre muitas outras aplicações.
Funciona embebendo o papel num material semi-condutor (que existe em cremes corporais) e imprimindo-lhe os componentes. A investigadora fala em usar as impressoras comuns para imprimir os componentes no papel.
Fica uma entrevista com a investigadora Elvira Fortunado, onde fala sobre estas tecnologias e como estamos à frente na Europa nesta área da tecnologia:
Sales
O botão Gosto do Facebook parece não estar a funcionar bem. Temporariamente, se o botão não funcionar e quiserem partilhar a publicação podem usar o botão que está abaixo na barra igual a esta: Obrigado!